HomeBlogCinco motivos para envidraçar minha sacada

Inovações aprimoram o sistema envidraçado que permite total abertura do vão

São indiscutíveis as vantagens de se realizar o fechamento de varandas com vidros. Maior aproveitamento do espaço, melhor controle da temperatura, maior bloqueio dos ruídos externos, segurança contra quedas de crianças e animais de estimação, proteção de móveis e tapetes são algumas delas. E com a chegada ao mercado do envidraçamento que permite a abertura total do vão, essas vantagens foram ampliadas.

O que é fechamento de varanda?

Até pouco mais de uma década atrás as varandas eram somente uma extensão dos apartamentos ou sobrados para que os moradores pudessem sair e observar por pouco tempo a paisagem, tomar um pouco de sol ou cultivar algumas plantas. Era praticamente um recurso para evitar o sentimento claustrofóbico. A ampliação da utilização desse espaço surgiu quando chegou ao Brasil o envidraçamento que permite a abertura total do vão, há pouco mais de 10 anos.

Por esse sistema as folhas de vidro, com o mínimo de perfis de alumínio, podem ser recolhidas em um canto da varanda ou sacada. Ele é denominado de formas diferentes por todo o país: envidraçamento de sacadas; cortina de vidro e fechamento de varandas são alguns dos nomes utilizados.

Tal sistema permitiu que aquele espaço, que era pouco utilizado, pudesse ser integrado ao apartamento ou sobrado. O fechamento com vidros promove o aproveitamento do espaço de forma mais intensiva sem interferir na fachada dos edifícios.

O sistema de envidraçamento que permite a abertura total manteve a utilidade da varanda ou sacada de ser um local para se aproveitar a luz do sol e se observar a paisagem, mas passou a oferecer os seguintes benefícios adicionais aos moradores de apartamentos:

– Bloqueio da entrada de poeira;

– Bloqueio do excesso de ruídos;

– Bloqueio parcial da água da chuva;

– Bloqueio do excesso de vento, frio ou de calor;

– Barreira contra invasões para roubos nos andares inferiores;

– Barreira contra quedas de pessoas, objetos ou animais.

Explosão de consumo

Com todas as vantagens oferecidas não foi de se estranhar que em pouco mais de uma década milhões de apartamentos e sobrados em todo o Brasil optassem por esse sistema. Alguns passaram, inclusive, a aproveitar o espaço como extensão da sala, aplicando até mesmo poltronas e tapetes no local, ou como área para instalação de mesas e churrasqueiras para desfrutar do espaço com amigos e parentes.

0 comentários sobre “Cinco motivos para envidraçar minha sacada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*